
A Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação em LED no Município inicia oficialmente nesta quarta-feira (15). Representantes da Prefeitura de Santa Maria e do consórcio IP Santa Maria Concessionária de Iluminação Pública S.A. assinaram a ordem de serviço oficializando o começo dos serviços, que é o primeiro do interior do Estado neste estilo.
“Estamos muito felizes e agradeço à IP pela condução desse processo, que teve início com a fase piloto ainda no ano passado. É gratificante receber o elogio por parte da concessionária, pelo comprometimento dos servidores que acompanham cada etapa dos trabalhos. Essa é a primeira PPP realizada no nosso Município, e será muito importante para a segurança das pessoas. Um exemplo muito positivo ocorreu no Centro Histórico, o Distrito Criativo Centro-Gare, em que houve a troca das lâmpadas para LED. A população e os moradores falaram sobre a diferença na iluminação após a mudança. E a partir dessa parceria, com absoluta certeza vai contribuir para melhorar a dinâmica econômica e de mais qualidade à Santa Maria”, reforçou o prefeito Rodrigo Decimo, acompanhado da vice-prefeita Lúcia Madruga.
O secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Wagner da Rosa, que acompanhou a fase piloto, salientou que a partir desta formalização será iniciada a Fase I da Concessão, que consiste em a concessionária assumir a manutenção da rede municipal de iluminação pública conforme as solicitações da população via protocolo. Esta fase terá duração de até 60 dias. Durante este período a concessionária vai elaborar o Plano de Modernização para detalhar como será feita a troca de todas as lâmpadas atuais por LED em até 360 dias.
“Parabenizo o prefeito Rodrigo Decimo pela iniciativa. Vale recordar que o projeto de iluminação pública em LED iniciou na Avenida Rio Branco. Com esta parceria, toda a cidade e o Interior serão beneficiados, além de trazer mais segurança e economia ao Município”, enfatizou o secretário Wagner da Rosa em cerimonial na tarde desta terça-feira (14), no Centro Administrativo Municipal.
Com a ordem de serviço assinada, o consórcio IP Santa Maria assume a responsabilidade pela manutenção e modernização da iluminação pública em LED de Santa Maria até 2048. Conforme o diretor operacional IP Santa Maria, Matheus Pereira de Souza Cordeiro, a operação é fundamentada em premissas como qualidade na prestação de serviços, transparência, eficiência, ética, inovação e sustentabilidade.
“Nesta oportunidade, agradeço o prefeito, a vice-prefeita, os secretários e fiscais que já acompanham os trabalhos. Vimos o quanto os servidores aqui em Santa Maria são sérios e parceiros. Esses momentos são muitos importantes, e estamos com equipes formadas para atender todos os cerca de 29 mil pontos de luz. Vai ser um grande projeto que vai trazer benefícios para toda Santa Maria”, declarou o diretor operacional, Matheus Cordeiro.
Também presentes no ato, estavam o gestor do contrato, Olni Ricardo Simas Dutra; o engenheiro eletricista e fiscal do contrato, Douglas Eliézer Johann; o diretor operacional do consórcio IP Santa Maria, Matheus Pereira de Souza Cordeiro; e o coordenador operacional do consórcio IP Santa Maria, Wayne Muzi. Também acompanharam a formalização a secretária de Governança, Carolina Lisowski, a secretária de Comunicação, Tânia Moreira, e os representantes da empresa Cotrel, Hélio Militz e Hélio Militz Jr.
Novos canais de atendimento
Com a operação da nova concessionária, a população irá fazer as solicitações de serviços através dos seguintes canais:
Call Center - Central de atendimento 24 horas:Telefone: 0800-410-0030.
* Site para abertura de chamados e protocolos: https://iluminasantamaria.cidadeiluminada.com.br/
* Site/portal institucional, com os canais oficiais de contato, documentos para download,notícias e demais informações relevantes: https://www.ipsantamaria.com.br/
* Aplicativo “Ilumina Santa Maria” - aplicativo disponível para Android e iOS:Apple Store (iOS): https://apps.apple.com/br/app/ilumina-santa-maria/
Google Play (Android): https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.exati.ipsantamaria&pli=1
Sobre a PPP da Iluminação Pública
O consórcio de empresas foi conhecido durante o leilão da Parceria Público-Privada (PPP) realizado em 19 de julho de 2024, em São Paulo - https://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/28648-santa-maria-conhece-o-consorcio-responsavel-pela-implementacao-do-novo-modelo-de-iluminacao-publica. O IP Santa Maria apresentou a proposta de R$ 219 milhões. O valor equivale à contraprestação mensal de R$ 762.734,48 ao longo dos 24 anos de concessão estabelecidos no contrato e prevê ainda a manutenção e a ampliação da rede existente. A modelagem da PPP foi executada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), concluída com êxito após um trabalho de estruturação de quase dois anos.
Com as lâmpadas de LED, a cidade terá iluminação mais eficiente, mais econômica e com menos danos ao meio ambiente, já que a tecnologia reduz a emissão de gás carbônico. A consequência é uma cidade mais segura, pois, com mais luminosidade, a tendência é de queda na criminalidade, e melhoria na qualidade de vida da população. Com a troca de lâmpadas LED, estima-se que a medida resultará em uma economia de energia de 73,5%, ao mesmo tempo em que trará à população sustentabilidade e segurança.
SAIBA MAIS
Fase piloto
Entre setembro e outubro de 2024, foram colocadas cerca de 500 lâmpadas com potência de 80 watts e de 120 watts nas seguintes vias: Avenida Presidente Vargas, nas ruas Pinheiro Machado e José Bonifácio, que incluem os bairros Patronato, Nossa Senhora de Fátima e Centro; Avenida Alcides Roth, no Bairro Juscelino Kubitschek; Rua Manoel Mallmann Filho, no Bairro Nova Santa Marta; Avenida Paulo Lauda e Rua Maranhão, no Bairro Pinheiro Machado
Fase IA partir desta quarta-feira (15), a IP Santa Maria Concessionária de Iluminação Pública S.A. assume a manutenção da rede municipal de iluminação pública conforme as solicitações da população via protocolo;Esta fase terá duração de até 60 dias
Fase IIApós elaboração do Plano de Modernização, a concessionária irá apresentar o plano de trabalho para a troca de todas as lâmpadas atuais por LED em até 360 dias
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria
Comentarios